<![CDATA[CASAEFICIENTE.PT - Blogue]]>Tue, 31 May 2016 08:42:50 -0700Weebly<![CDATA[December 23rd, 2015]]>Wed, 23 Dec 2015 10:45:14 GMThttp://casaeficiente.pt/blogue/december-23rd-2015Energia solar térmica; uma boa aposta?
A energia solar térmica permite-nos aquecer água para fins sanitários (banhos e cozinha) de forma quase gratuita, após um investimento inicial algo elevado.
Digo "quase", porque nem sempre o sol consegue fornecer energia suficiente para aquecer toda a água à temperatura necessária.
Nessas alturas entra o sistema de apoio, funcionando com base numa energia convencional, que pode ser algo tão simples como um esquentador a gás ou termoacumulador elétrico ou, em opção, uma bomba de calor.
Apesar das opções atrás mencionadas, a solução mais comum continua a ser a resistência elétrica no interior do acumulador solar.
Para garantir o máximo de prioridade ao sol, já é obrigatória a instalação de um programador a comandar a resistência mas, em muitos casos continua a não ser instalado.
]]>